Programa Mesa Brasil

 

Programa Sesc Mesa Brasil

O Sesc Mesa Brasil é uma rede nacional de solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional por meio da doação de alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. O programa tem na parceria com doadores, entidades sociais e voluntários a sua base de sustentação. O Mesa Brasil é uma iniciativa do Sesc que dissemina a cultura da responsabilidade compartilhada para a garantia do direito humano básico à alimentação.

Quem pode doar?

Indústrias de alimentos, centrais de abastecimento, redes varejistas e atacadistas, supermercados, padarias, mercearias, produtores rurais, armazéns, distribuidoras, gráficas, postos de combustíveis e empresas de transporte, dentre outros.

O que pode ser doado?

Alimentos em geral: frutas, verduras e legumes, frios e laticínios, grãos e cereais, pães e massas, enlatados e gêneros alimentícios não perecíveis, dentre outros.

Produtos e serviços: embalagens, combustível, lavagem de veículos, utensílios de cozinha, serviços gráficos, trabalho voluntário em atividades educativas, seleção e manipulação de alimentos, divulgação e captação de recursos, dentre outros.

Como funciona?

Treinados pelos nutricionistas do Mesa Brasil Sesc, a equipe de coleta seleciona, no local de doação, os alimentos próprios para o consumo e, na sede do programa, a nutricionista direciona as doações que serão entregues às entidades que estão no roteiro do dia. A seleção, o transporte e a armazenagem dos produtos seguem normas de controle higiênico e sanitário.

Nas entidades beneficiadas (cadastradas no programa) os alimentos são integralmente utilizados e complementam o cardápio das refeições.

Diferencial

O trabalho do Sesc Mesa Brasil vai além da distribuição de alimentos. O programa também desenvolve ações educativas nas áreas da Nutrição e do Serviço Social com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar, o uso integral dos alimentos e a sustentabilidade das instituições assistidas. Para isso, cozinheiros, ajudantes, gestores e voluntários são capacitados com cursos, oficinas, cartilhas e palestras.

PIX SOLIDÁRIO

Outra forma de doação para o Sesc Mesa Brasil é o Pix Solidário, uma inovação nas estratégias de captação de recursos financeiros para a realização de doações por meio do sistema de pagamentos instantâneos.

Como doar?

As doações podem ser feitas através de QR CODE ou da chave pix acaosocial@pi.sesc.com.br

QR CODE: Para doar basta abrir o aplicativo do banco, ir até o ícone PIX, ler o QR CODE, digitar o valor da doação e confirmar com senha.

CHAVE PIX: Para doar basta abrir o aplicativo do banco, ir até o ícone PIX, pagar ou transferir chave pix, digitar a chave acaosocial@pi.sesc.com.br, digitar o valor da doação e confirmar com senha.

Destinação:

Os valores recebidos são destinados à compra de gêneros alimentícios não perecíveis, produtos de limpeza ou de higiene pessoal e doados para as Instituições Sociais cadastradas no Programa.

Prestação de contas 2023:

Em 2023 o Sesc Mesa Brasil recebeu a doação de R$ 6.189,37 através do Pix Solidário. Com o valor foram adquiridos 480 kg de arroz, 310 kg de feijão, 168 kg de macarrão e 190 kg de flocão, beneficiando cerca de 800 pessoas em cinco instituições sociais.

Unidade do Sesc Mesa Brasil no Piauí:

 Mesa Brasil Teresina

Rua Heitor Castelo Branco, 2700 – Ilhotas. CEP 64001-320

Telefones (86) 3230-1384|3230-9996|99417-3893

Mesa Brasil Parnaíba

Rua Eunice Weaver, 116 – Centro. CEP 64200-400

Telefone (86) 3315-1706

Mesa Brasil Picos

Rua Maria dos Remédios Nogueira Barros, 260 – Junco. CEP 64607-767

Telefone (86) 3422-6983