A importância de estimular diferentes áreas do cérebro para fortalecer a memória. O Sesc realizou a 2ª oficina da Memória com a participação de integrantes do grupo atendimento pelo Trabalho Social com a Pessoa Idosa (TSPI). As atividades aconteceram de 18 a 22 de agosto, no Sesc Beira Rio.
Com orientação da instrutora de teatro Érica Jamp, foram desenvolvidos exercícios que aliaram interpretação, improvisação e trabalho em grupo. As atividades funcionaram como uma forma de terapia, promovendo a memória e o pensamento abstrato, além de contribuir para o enfrentamento dos efeitos do envelhecimento.
A oficina também incluiu noções básicas de Libras, onde os participantes foram desafiados a ativarem áreas cerebrais relacionadas às habilidades cognitivas, motoras e à socialização, com parceria dos professores Ivete e Alberto Pereira.
Durante as atividades da oficina o psicólogo e técnico do Sebrae, Ricardo Leão, proferiu a palestra “Reescreva sua história e construa um novo futuro”, abordando temas como saúde mental, socialização, relacionamento intra e interpessoal e a importância da atitude positiva diante da vida. Ele encerrou a palestra destacando que “sonhos nunca envelhecem”, independentemente da idade.
Na atividade Cinema com Pipoca, coordenada por Jedson e Andrezza, do setor de Cultura do Sesc Caixeiral, o grupo assistiu ao filme brasileiro “Pacarrete”. A comédia traz a história de uma bailarina que retorna à sua cidade natal e enfrenta o preconceito etário – o chamado idadismo. O filme provocou reflexões importantes, seguidas por um momento de troca de ideias e saberes entre os participantes.
Encerrando a programação, a ex-assistente social do Sesc Caruaru, Sayonara Zuppardo, conduziu dinâmicas voltadas ao estímulo da inclusão, concentração, memória e coordenação motora.