Aldeia Guará promove passeio cultural à Ilha das Canárias

 

 

Cerca de 200 visitantes da Ilha das Canárias, no litoral do Piauí, participaram de um passeio cultural promovido Sesc na programação do Festival Aldeia Guará Sesc de Dança, neste domingo (19). A programação incluiu passeio de barco pelo rio Parnaíba, vivência cultural na ilha, exposição de artesanato local e vivência gastronômica.

Os visitantes da ilha partiram de barco pelo rio Parnaíba, até a Ilha das Canárias. Distribuídos em vários barcos, inclusive os excursionistas do Turismo Social do Sesc, foram recepcionados com música ao vivo do grupo Caramelada e pelas mulheres da Resex Delta Parnaíba – grupo de Canárias Mulheres de Canárias ocupando seu espaço.  Os visitantes seguiram em cortejo artístico com animação de Caramelada e de grupos artísticos de Parnaíba e Ilha Grande de Santa Izabel.

 

 

No porto dos Tatus, o cortejo foi recebido pelos moradores da ilha.  Em palco aberto foram apresentados espetáculos de dança: o grupo cultural Raízes do Nordeste, de Parnaíba, encantou o público com o espetáculo “Revoar”. Em seguida, foi à vez das dançadeiras do Rio Vazante (Ilhota Grande de Santa Izabel – PI) apresentarem o espetáculo “Centúrias Guará do Tatá”, coordenado por Inácio Rocha (São Luís – MA).

 

Os visitantes também participaram de vivências artesanais, com exposição de peças em biscuit dos cursos do Sesc Avenida, com a Rede de Mulheres da Resex Delta do Parnaíba. E apresentação de artesanato por alunos da escola municipal da Ilha das Canárias.

 

O passeio terminou com uma vivência gastronômica na pousada Casa de Caboclo e no restaurante Doca. No início da tarde, os visitantes retornaram a Parnaíba.

“Foi um dia incrível, de muita alegria e aprendizado”, disse uma das visitantes, a nutricionista Thalita Marques, de Teresina, que participou da excursão ao litoral do Piauí . “A gente pôde conhecer a cultura e a história da ilha, e ainda aproveitar o belo cenário do Delta do Parnaíba”, finaliza.

O morador da ilha, o pescador José dos Santos, também aprovou a programação. “É importante que a gente mostre a nossa cultura para as pessoas de fora”, disse. “O turismo é uma oportunidade para gerar renda e preservar o nosso patrimônio”.

 

 

Posted in Noticias.

Assessoria de Comunicação