Circena promove residência artística e oficina para artistas de Teresina

O projeto Circena faz parte da política cultural de fomento à produção local proposta e realizada pelo Sesc Piauí, com apoio do Departamento Nacional, buscando promover o incremento e a valorização do circo em Teresina.

O foco das suas ações é na articulação e no fortalecimento da produção artística local, através de atividades como residências artísticas e oficinas, buscando desenvolver processos criativos dos artistas do circo, proporcionando intercâmbios e buscando a diversidade da produção local.

Com este objetivo, o projeto realiza esta semana, em Teresina, residência artística do Grupo Talismã com o premiado artista, professor, pesquisador e escritor circense Carlos Sugawara, que orienta entre os dias 27/10 a 01/11 o processo de residência artística do grupo piauiense, além de trabalhar aprimoramento das técnicas acrobáticas e de Mastro Chinês.

Sugawara foi parceiro multidisciplinar do casting do Cirque du Soleil e é membro do Forum Nacional de Parecerista. É formado pela Ecole Nationale de Cirque de Montreal, onde fez o curso superior de Formador em Artes do Circo. Entre suas especialidades estão faixas aéreas e equilíbrio sobre mãos, porém, escolheu o Mastro Chinês como aparelho de estudo e pesquisa.

Outra ação é a oficina de cortejo ministrada por Jimmy Charles, o Palhaço Beiju do Grupo Vagão. “Nossa oficina é voltada para artistas e na?o artistas a partir de 16 anos, que saibam ou na?o tocar algum instrumento. Serão nove horas de formação com os instrumentos zabumba, triangulo, ganzá, agogô e escaleta como introdução a? sanfona”, explicou Jimmy.

Posted in Sesc Piauí and tagged , , , .

Assessoria de Comunicação